quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Madagascar


Obter informações
Nome: Kennedy Nicodemos De Sousa
Serie: 3º Ano “A”


Madagascar
A quarta maior ilha do mundo, Madagascar, depois da Groenlândia, Borneu e Nova Guiné, possui 1.570 km de comprimento e possui uma largura de 569 km. A Ilha de Madagascar esta abruptamente dividida de norte a sul em três zonas: uma escarpada meseta central, que se eleva a 1.400 metros, franqueada pela selva tropical para o leste e um bosque misto e ondulado ao oeste.
Ao longo da misteriosa e reta costa oriental, as montanhas erguem-se afiladas até alturas de 3.000 metros. Os ventos cálidos e úmidos que sopram do Oceano Indico depositam suas chuvas nas ladeiras das montanhas e, ao fazê-lo, ajudam a manter um cinto costeiro de selva tropical, de uns 50 km de largura, que percorre quase todo o comprimento da Ilha de Madagascar.
Clima
O clima de Madagáscar varia do tropical úmido de tipo "monção" na costa leste, ao temperado pela altitude no planalto central, sendo a costa oeste sujeita a duas épocas: uma seca e fresca, na qual as temperaturas mais baixas se verificam no mês de julho, e outra quente e úmida, em que as temperaturas mais elevadas se registam no mês de dezembro. É de salientar também que, entre os meses de dezembro a março, a costa oriental está sujeita à passagem de ciclones tropicais com origem no oceano Índico, trazendo consigo chuvas torrenciais e cheias devastadoras.
Economia
A economia assenta essencialmente na agricultura e na criação de gado. Embora o arroz seja a principal cultura, é o café que representa a maior fatia ao nível da exportação. Destacam-se outras culturas, como a da cana-de-açúcar, da mandioca e de frutos como a banana, a maçã, o ananás ou a laranja. É abundante a criação de ovelhas, cabras, galinhas e porcos.A indústria mineira está pouco desenvolvida, sobretudo por causa dos escassos recursos minerais, havendo a destacar, apenas, os depósitos de titânio, considerados os maiores do Mundo. Em relação à indústria de manufaturas, ela incide, sobretudo, no tratamento do arroz, da madeira e do papel.
Os principais parceiros comerciais de Madagáscar são a França, o Japão, a Alemanha e o Irão.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 0,1.
População
Em 2006 tinha uma população de 18 595 469 habitantes a que corresponde uma densidade populacional de 30,73 habitantes por km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 41,41%o e 11,11%o. A esperança média de vida é de 57,34 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,468 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,467 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 32 966 000 habitantes. Os principais grupos étnicos malgaxes são os Merina (27%), os Betsimisaraka (15%), os Betsileo (12%), os Tsimihety (7%), os Sakalava (6%) e os Antandroy (5%). As crenças tradicionais são seguidas por 52% da população; os católicos correspondem a 21%, os protestantes a 20% e os muçulmanos a 7%.
Flora
A flora de Madagascar é composta de mais de 12,000 espécies de plantas e quase mil espécies de orquídeas. Como quase 80% dessas plantas são endêmicas, a flora de Madagascar é uma das mais diversas e únicas do planeta.

Uma das plantas mais famosas de Madagascar é a árvore baobás, que parece crescer de cabeça pra baixo. Baobás geralmente são encontradas nas partes mais secas da ilha. Essas plantas se adaptaram ao clima seco e armazenam uma grande quantidade de água em seus troncos. Os Malagasy bebem essa água em períodos de seca. Madagascar também possui um ecossistema único, diferente de todos os outros encontrados na terra. A floresta espinhosa encontrada na parte sudoeste da ilha é especial porque praticamente todas as espécies encontradas lá são cobertas de espinhos. As plantas perecem cactus, apesar de não serem da mesma família. E como sempre, 95% das espécies da floresta espinhosa são endêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário